Notícias
08h00

Conheça as profissões que serão mais promissoras nos próximos anos

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Na hora de escolher uma profissão, os jovens se preocupam em encontrar carreiras que lhes traga satisfação e prazer, mas também que garanta bons empregos e salários. O cenário econômico brasileiro atual e suas tendências podem indicar que profissões serão promissoras nas próximas duas décadas.

Veja as tendências de cada área e quais profissões estarão em alta nos próximos anos:

AGRONEGÓCIO

Cenário: Cerca de um quarto da riqueza do Brasil vem do agronegócio, que envolve atividades, setores e empresas da agropecuária. De acordo com a FAO (Organização da ONU para Agricultura e Alimentação), a demanda por alimentos crescerá no mundo todo nas próximas décadas.
Profissões: Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca.

NEGÓCIOS

Cenário: Com a globalização é cada vez mais intenso o trânsito de mercadorias, capitais e pessoas. A economia em expansão gera demanda por gestores e executores. O setor de serviços também cresce em ritmo acelarado.
Profissões: Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Gestão de Recursos Humanos, Marketing.

INFORMAÇÃO

Cenário: Com uma economia em crescimento, tanto indústria quanto o agronegócio precisam de investimentos em inovação e tecnologia. A informatização do trabalho e das telecomunicações também requer profissionais da área.
Profissões: Sistemas de Informação, Gestão de Tecnologia de Informação, Engenharia de Telecomunicações, Rede de Computadores, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação.

ENGENHARIA

Cenário: Com a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, muito coisa terá de ser construída: estádios a hotéis. Também é preciso construir muitos imóveis e também melhorar a infraestrutura de portos, ferrovias, estradas e do setor energético. De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), faltam 38.500 profissionais qualificados na área.
Profissões: Engenharia Civil, Arquitetura, Construção de Edifícios, Engenharia de Agrimensura,Engenharia Hídrica, Engenharia Naval, Logística e Transporte.

ENSINO

Cenário: Com o aumento da classe C, há demanda por educação e qualificação. A necessidade de o país inovar e empreender requer também investimentos em pós-graduação e especializações. Surge a necessidade de mais instituições privadas e investimento do governo na formação de educadores.
Profissões: Pedagogia, Educomunicação e licenciaturas (Letras, História, Matemática, Química, Física, Biologia)

ENERGIA

Cenário: O aumento da produção e fornecimento de energia é uma necessidade com a economia crescendo e com o aumento da população. Com as novas descobertas de petróleo nos campos do pré-sal, o Brasil se tornará um dos principais produtores do mundo. Os investimentos em fontes renováveis de energia aumentarão, como biomassa, energia solar e eólica.
Profissões: Geologia, Biocombustíveis, Produção Sucroalcooleira, Engenharia de Petróleo, Engenharia Química.

MEIO-AMBIENTE

Cenário: Com o discurso ambiental e do desenvolvimento sustentável ganhando força, surgem preocupações sobre a busca de alternativas econômicas de baixo impacto ambiental e que integre a qualidade de vida com o uso racional dos recursos naturais.
Profissões: Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Ecologia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia Hídrica, Biotecnologia, Química.

SAÚDE

Cenário: A expectativa de vida está aumentando, provocando um envelhecimento da população. Com a população também aumentando, há forte demanda por mais hospitais, centros de saúde e profissionais da área.
Profissões: Medicina, Gerontologia, Educação Física, Esporte e Lazer, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Enfermagem, Farmácia

Faça agora a sua pré-matrícula
Curso Gregor Mendel
2017 - 2024. Curso Gregor Mendel. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital