Notícias
08h00

Cinco dicas para você criar o seu plano pessoal de estudo

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Escolher uma faculdade e curso e passar no vestibular são os seus objetivos, certo? Certo! … Tem certeza?

Pense bem: o vestibular e a faculdade fazem parte de um plano maior, não? Eles não são um fim em si. Logo, os objetivos estão além. Você quer estudar Medicina porque deseja curar doenças e melhorar a vida das pessoas. Você quer se formar em Engenharia Ambiental porque quer ser um profissional que pensa em soluções para o aquecimento global. Esses sim são os objetivos, os motivos pelos quais você estuda tanto e quer passar no vestibular.

E como atingi-los? Uma boa maneira de começar é traçando o seu plano pessoal de estudo, planejar como será sua formação. Quem você quer ser? O que você quer fazer? Por que você quer estudar? Responda essas perguntas, ponha no papel seu plano e mão na massa!

Pode ser no papel, no notebook ou em um monte de post-it: monte seu plano com as cinco dicas a seguir.

Passo 1: Escolha seu caminho. É preciso definir o seu objetivo (Ex: “Eu quero um trabalho que envolva sustentabilidade” ou “Eu quero algo que combine o ensino e inglês com viagens”). Mas lembre-se: definindo-se um objetivo é também necessário definir um prazo.

Passo 2: Status Atual. Entenda seu status atual, para definir o que falta ser feito. (Ex: Ainda está no ensino médio? Então a universidade está no caminho de seu objetivo. Não sabe nem que curso prestar? Avalie seus interesses, leve em conta resultados dos testes de personalidade.)

Passo 3: Aprendizagem. Pense em meios e canais para sua melhor aprendizagem e desenvolvimento. Liste também quais habilidades e conhecimentos você precisa ter, tais como instituições que podem fazer parte do seu estudo e livros, sites, fontes de informações que possa ajudar na sua formação.

Passo 4: Experiência. As experiências sociais e de vida fazem parte de seu aprendizado! Seu plano passa pelo mundo, não só por uma faculdade. Inclua estágios, trabalho voluntário, viagens e amigos no seu plano.

Passo 5: Próximos Passos. Organize passo-a-passo. O que você vai fazer no próximo dia, semana, mês, ano para fazer do seu plano uma realidade? Uma boa ideia é fazer uma revisão semanal, mensal ou semestral. Desta forma você pode corrigir erros, perceber o que falta ser feito e até mesmo redefinir ações e objetivos.

Faça agora a sua pré-matrícula
Curso Gregor Mendel
2017 - 2024. Curso Gregor Mendel. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital