Notícias
08h00

Enem: O que fazer e levar pra Prova?

No dia do Enem, participantes devem permanecer atentos aos detalhes da documentação e resolução das provas, dentre outros.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Enem: O que fazer e levar pra Prova?

Parte menor e não tão importante para se chegar ao ponto principal. Essa definição de “detalhe” pode ser utilizada em quase todas as circunstâncias do cotidiano, exceto quando se trata do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No processo seletivo, uma minudência pode significar muito. Ir de óculos escuros ou relógio no dia do prova e não tirar os acessórios ao adentrar na sala de aula, por exemplo, já são motivos para a eliminação do candidato. Atento a esses detalhes que fazem a diferença, preparamos um check list dos pormenores que não podem ser esquecidos pelos participantes no dia do maior exame brasileiro. Confira:

Apresente-se com antecedência no local de prova. Os portões são abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h, seguindo o horário de Brasília. Um minuto de atraso pode ser crucial para o candidato, por isso, o ideal é que o estudante saia o mais cedo possível de casa, garantindo assim calma e tranquilidade para resolução das questões. O Cartão de Confirmação de Inscrição deve ser impresso e apresentado no dia do Enem.

Lembre-se do documento de identificação com foto. No dia da prova, somente serão aceitos documentos originais e com foto, como cédulas de identidade, identificação de conselhos de classes, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e carteira de habilitação. Outros documentos ou cópias, mesmo que autenticadas, serão rejeitadas. Em caso de perda, furto ou extravio do documento de identificação, o Boletim de Ocorrência pode ser apresentado.

A caneta preta de material transparente é a única permitida. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira não são aceitos no dia da prova. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e teste todas elas antes da prova.

Identidade, Cartão de Confirmação e caneta preta é tudo o que você precisa. Evite levar materiais além dos obrigatórios. Se ainda assim o estudante se apresentar portando celular ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos e objetos não permitidos, eles deverão ser desligados e guardados na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, que deverá ser mantida embaixo da carteira lacrada. Caso contrário, ele corre risco de ser desclassificado.

Confira se seus dados estão corretos e se o Caderno de Questões está completo. Antes de começar a responder as questões, certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou página em seu Caderno de Questões ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os dados pessoais do candidato também devem ser confirmados no Caderno de Questões, Cartão-Resposta, Folha de Redação e Lista de Presença. Qualquer erro deve ser informado ao aplicador, imediatamente.

Preencha a cor, transcreva a frase e registre sua assinatura. Todos os participantes devem, obrigatoriamente, marcar a cor do Caderno de Questões, bem como transcrever a frase apresentada em sua capa no Cartão-Resposta. Muita atenção neste momento, pois se você marcar a cor errada, todo o resultado será alterado. Além disso, o estudante não pode se esquecer de assinar o Cartão-Resposta, Folha de Redação e Rascunho e Lista de Presença.

Permaneça na prova por duas horas e saia 30 minutos antes de seu fim, se quiser o Caderno de Questões. Obrigatoriamente, todos os candidatos devem permanecer nos seus respectivos locais de provas por, no mínimo, duas horas. Após este período, os interessados podem se ausentar definitivamente da sala de aula, contudo, sem o Caderno de Questões. Os interessados em levar o documento para casa só poderão se ausentar após às 17h, no primeiro dia, e às 18h, no segundo.

Faça agora a sua pré-matrícula
Curso Gregor Mendel
2017 - 2024. Curso Gregor Mendel. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital